Revestimentos Ceramicos
ÁREA DAS CIÊNCIAS EXATAS E AMBIENTAIS
CURSO: ENGENHARIA CIVIL
COMPONENTE CURRICULAR: METERIAIS DE CONSTRUÇÃO
PROFESSOR: EDUARDO ROBERTO BATISTON
ACADÊMICA: MIRELLA BRANDELERO REIS
TRABALHO DE MATERIAIS DE
CONSTRUÇÃO
MATERIAIS CERÂMICOS
Chapecó – SC, 08 de Abril de 2014.
INTRODUÇÃO
A produção de revestimentos cerâmicos é componente da indústria dos materiais de construção, que por sua vez insere-se na indústria da transformação. Os principais produtos que caracterizam a indústria cerâmica, são os azulejos, ladrilhos, pastilhas, placas cerâmicas, vidrados e não-vidrados usados na construção civil para revestimento de paredes, pisos, bancadas e piscinas de ambientes internos e externos. As características dos produtos cerâmicos mais destacadas são a limpeza e higiene, a incombustibilidade, a durabilidade, a indeformabilidade e a impermeabilidade. Estas peculiaridades se originam das matérias-primas utilizadas pela indústria cerâmica.
DESENVOLVIMENTO
A indústria da cerâmica é uma das mais antigas do mundo, em vista da facilidade de fabricação e abundância de matéria-prima – a argila.
A cerâmica de revestimento é uma mistura de argila e outras matérias-primas inorgânicas, queimadas em altas temperaturas, utilizada em larga escala pela Arquitetura. Já no período neolítico, segundo Bauer (2008), o homem vedava as cestas de vime com a argila.
Porém com o passar do tempo verificou que podia dispensar o vime, e fez os potes somente de argila e observou que o calor endurecia esse barro surgindo então a cerâmica propriamente dita, dando origem ao método usado até hoje para a fabricação das placas cerâmicas, o cozimento. Sua aplicação com esses fins teve início com as civilizações do Oriente Próximo e Ásia.
Na arquitetura europeia, a cerâmica de revestimento se fez presente desde que os primeiros edifícios de tijolo ou pedra foram erguidos. O seu uso na arquitetura foi dirigido tanto a um apelo decorativo, quanto