Revestimentos Cerâmicos
INTRODUÇÃO
O emprego dos produtos cerâmicos, obtidos por cozimento de argilas, primeiro ao sol e depois em fornos, iniciou-se naqueles lugares onde as pedras eram escassas e eram abundantes os materiais argilosos.
O uso das cerâmicas de revestimento teve início tanto por um apelo decorativo quanto prático. Em razão das suas características tem várias vantagens de uso.
REVESTIMENTOS CERÂMICOS
A cerâmica de revestimento é uma mistura de argila e outras matériasprimas inorgânicas, queimadas em altas temperaturas.
A placa cerâmica pode ser usada para os revestimentos de pisos, paredes, na forma de azulejos, ladrilhos e pastilhas em qualquer tipo de ambiente (residenciais, públicos e comerciais).
Os azulejos normalmente são constituídos de duas camadas: uma de argila selecionada, de espessura grande, e outra fina, de um esmalte que recobre uma das faces e lhe proporciona impermeabilidade. Como o azulejo deve apresentar ótima aderência ao parâmetro que reveste, sua face posterior não pode ter esmalte e deve apresentar saliências e reentrâncias. Importante que apresentem dimensões uniformes, para permitir a colocação com junta corrida. São classificados, ao sair de fábrica, pelas dimensões e, quando coloridos, pela tonalidade da cor.
As dimensões mais frequentes são de 15 cm x 15 cm e pequenas espessuras; mas há de outros tamanhos e formas. São também fabricadas peças especiais para cantos ou filetes de acabamento.
Seu uso teve início tanto por um apelo decorativo quanto prático. Em razão das suas características tem várias vantagens de uso.
* Tornam as residências mais frescas;
* Reduz os custos de conservação e manutenção;
* São capazes de suportar altas temperaturas sem perder suas propriedades físicas e químicas
* Tem grande resistência;
* Baixa condutividade térmica e elétrica;
* Impedem a corrosão das paredes pela umidade;
* Tem longa vida útil;
* Fácil limpeza.
Pré-produção:
É a primeira etapa do processo de fabricação das cerâmicas.