RDC 216
Foi criada para proteger a saúde da população contra doenças provocadas pelo consumo de alimentos contaminados. As regras são voltadas ao serviço de alimentação ex: padaria, lanchonete, confeitaria, restaurante, bufês, etc. As regras irão auxiliar comerciantese manipuladores a prepararem, armazenarem e venderem os alimentos de forma segura.
DTA (doenças transmitidas pelo alimento) acontecem quando o homem é contaminado por microibos, parasitas ou toxinas através do alimento. Sintomas: colicas, vomito, nauseas..
BOAS PRÁTICAS: São práticas de higiene que devem ser respeitadas desde a escolha/compra do produto, preparo e venda para o consumidor. Seu objetivo é evitar ocorrencias através do consumo do alimento.
CONTAMINAÇÃO: Dá-se quando parasitas(ameba, verme), micróbios(virus, fungos e bacterias) ou toxinas entram em contato com o alimento através da manipulação.
- os microbios se multiplicam quando a temperatura, umidade e nutrientes estão favoráveis e para evitar que isso aconteça deve se manter a geladeira abaixo de 5C e o balcão de self-service acima de 60C
COMO DEVE SER O LOCAL DE TRABALHO
Ambiente limpo, sem rachadura, infiltração, teto conservado, mofos, descascamento, janelas com telas, rede de esgoto ou fossa séptica, caixa de gordura e esgoto fora da area onde se prepara dos alimentos, local sempre iluminado com proteção anti quebra, ventilado, bancadas limpas, produtos de limpeza reconhecidos pela ANVISA, banheiros não devem estar diretamente conectados com a cozinha e armazenagem, banheiros limpos, papeis para secar a mão, sabonete líquido anti septico, lixeiras com pedais, etc
CUIDADOS COM A ÁGUA
Água corrente tratada, água filtrada para manipulação dos alimentos e gelo. Caixa d'água tampada, sem rachaduras, lavada e desinfetada de 6 em 6 meses.
O QUE FAZER COM O LIXO
Lixeiras de fácil limpeza, com tampa e pedal. Sacos firmes e para a saída do mesmo, sacos bem fechados..