A revolução dos Bichos (resumo)
Capítulo 1 Na Granja do Solar, o porco Major, após um sonho, convida os animais do Sr. Jones para uma reunião em que explicita as más condições de vida a que são submetidos, instigando-os a rebelar-se contra os humanos.
Capítulo 2 Morre o velho major. Porém, os porcos continuam a planejar a “Rebelião”.Destes, destacam-se Napoleão, Bola-de-neve e Garganta. Criam o sistema de pensamento denominado “animalismo”, do qual os discípulos mais fiéis eram os cavalos Sansão e Quitéria. Após um dia inteiro sem comer, os animais se revoltam. Jones tenta controlá-los e eles então se rebelam contra ele, expulsando-o, assim como os outros humanos, da propriedade. Elaboram sete mandamentos para estabelecer a nova lei do local, que passa a chamar-se Granja dos Bichos.
Capítulo 3 Os animais passam a fazer todo o trabalho da fazenda. Os porcos dirigem-na e supervisionam os outros animais. É hasteada a bandeira com o símbolo da futura República dos Bichos. Aos domingos, reúnem-se para assistir a assembléia geral. Bola-de-Neve cria comitês, que fracassam. Os porcos tentam alfabetizar outros animais. Napoleão leva os filhotes das cachorras Branca e Lulu para o sótão. Os porcos convencem os outros animais de que o leite e as maçãs da granja devem ser destinados apenas aos suínos.
Capítulo 4 A notícia da rebelião se espalha pelo condado de Willingdon, cujos granjeiros temem que suas crias também se revoltem. Jones, acompanhado por outros homens, tentam recuperar a granja, mas a tentativa fracassa. Os animais, vencedores, inventam uma condecoração militar aos que lutaram no que nomearam “Batalha do Estábulo”, incluindo Bola-de-Neve..
Capítulo 5
Napoleão expulsa Bola-de-Neve da granja e toma seus planos de construção para um moinho de vento. Quatro jovens porcos protestam contra a expulsão, mas são silenciados. Os animais passam a sentar separados. As reuniões dominicais são abolidas e em seu lugar é instituída uma