raça-história resumo
• Não há possibilidade de se afirmar que uma raça é superior a outra.
-Noção biológica da raça X construções sociológicas e psicológicas das culturas(o argumento de caracterização socio-cultural de uma raça a partir de fatores biológicos, os quais justificariam a superioridade de uma raça em relação a outra, é refutado pela genética moderna).
-Essa originalidade Relaciona-se a fatores geográficos, históricos e sociológicos, e não à constituição biológica(anatômica e fisiológica)
• Raça X Cultura→ Distintas(quantidade de raças é extremamente inferior a de culturas; uma mesma raça pode elaborar culturas distintas).Raça→seu interesse reside em sua origem histórica e sua distribuição no espaço;Cultura→subdivíde-se quase indefinidamente.
• As culturas diferem entre si de maneiras diferentes e planos diferentes. Exemplo: Atualidade→ Tem-se sociedades justapostas, próximas e afastadas no espaço,porém contemporâneas.Sociedades que ainda hoje são indiferentes à escrita foram precedidas de outras, cujo conhecimento é praticamente impossível.
-Sociedades que atualmente se identificam podem ter atingido essa identidade por caminhos extremamente diversos e ricos culturalmente,os quais devem ser levados em consideração(convergência cultural).
-A diversidade pode ainda se dar no cerne do meio social(classes meios profissionais)→ diferenças importantes entre as próprias “tribos sociais”.
-Diversidade→ noção dinâmica; não pode ser compreendida de maneira estática por uma amostra inerte, o que seria uma simplificação grosseira de sua complexidade e magnitude, resultando em uma maneira de encobrimento do outro.
-Diversidade é em grande parte devida às relações diretas ou indiretas entre as culturas,sendo,portanto, ainda um fenômeno natural.
*Historicamente é vista como um escândalo, desvios de normas de conduta, além disso, tem um caráter de repulsa a tudo o que não nos identificamos nela(religião,