Psicologia e o estudo sobre o desenvolvimento humano
Em uma antiga concepção, as crianças nem sempre foram entendidas e vistas como hoje. Eram tratadas apenas como adultos em corpos pequenos. Nos primeiros anos de vida, eram vistas como se fossem animalzinhos ou pequenas miniaturas fofas e frágeis que se morressem, seriam substituídas por outras.
Desenvolvida por Jean Piaget, a psicologia do desenvolvimento fala das mudanças comportamentais de uma pessoa durante toda uma vida. Tal descaracterização acontece devido, geralmente, à quatro aspectos: A carga genética, os aspectos físicos, o padrão de comportamento e os estímulos ambientais. Ainda quando crianças passamos pelo o processo de aprendizagem, já adolescentes surgem reflexões e decisões que tomamos por conta própria, e no momento em que nos tornamos adultos, temos a plena capacidade do desenvolvimento de valores e comportamentos acumulados ao longo de toda uma vida, assim norteando atitudes.
Por muito tempo a conexão entre a Psicologia e a educação se caracterizou por classificar e ajustar os alunos com dificuldades dentro da escola, aplicando todo seu conhecimento psicológico na área. A partir de avanços teóricos e práticos da Psicologia e sua postura critica atuante no âmbito escolar, a relação entre esta e a educação foram modificadas, adquirindo uma interdependência de seus conhecimento.Nesta nova configuração, a Psicologia passou a valorizar o contexto histórico por trás dessas tais dificuldades. Atualmente, a Psicologia tem o desafio de ampliar seu espaço de desempenho para outros contextos e níveis educativos. Assim estruturando ações