Psicologia do desenvolvimento: uma perspectiva histórica
Este artigo visa discutir a delimitação conceitual do campo de estudo do desenvolvimento humano levando em consideração perspectivas e tendências atuais nesta área. Na medida em que psicólogos do desenvolvimento enfrentam novos desafios e este campo de conhecimento evolui novos paradigmas surgem, oferecendo subsídios teóricos e metodológicos para prática profissional de psicólogos e profissionais de áreas afins. Pretende-se também apresentar uma atualização da descrição da evolução histórica da psicologia do desenvolvimento desde seu período formativo até os dias atuais. Por fim com base nos Grupos de Trabalho da ANPEPP (X e XI Simpósio) faz-se uma análise das tendências de produção científica nacional nesta área.
Palavras-chave: Psicologia do desenvolvimento, História da psicologia do desenvolvimento, Desenvolvimento humano.
Psicólogos do desenvolvimento enfrentam novos desafios no século XXI. As novas concepções de atuação profissional que enfatizam a prevenção e a promoção de saúde fazem com que profissionais de várias áreas busquem na psicologia do desenvolvimento subsídios teóricos e metodológicos para sua prática profissional. O que está em questão é o desenvolvimento harmônico do indivíduo, que integra não apenas um aspecto, mas todas as dimensões do desenvolvimento humano sejam elas: biológicas, cognitivas, afetivas ou sociais. Este artigo visa discutir a delimitação conceitual do campo de estudo do desenvolvimento humano levando em consideração novos paradigmas que surgem nesta área.
Pretende-se também apresentar uma atualização da descrição da evolução histórica deste campo de atuação sintetizando informações que hoje se encontram dispersas em diferentes trabalhos que discutem o estudo do desenvolvimento humano. Hartup (2000) aponta que a análise histórica permite que, ao que se ordene o passado, se obtenha modelos de comparação que permitam a análise das contribuições atuais e futuras. No caso da psicologia do desenvolvimento, em