raios gama
Radioterapia
A radioterapia é um dos tratamentos desenvolvidos recentemente contra o câncer. Ela trata de usar radiação nuclear. O destaque vai para o raio gama, com seu alto poder de penetração ele é capaz de atacar e destruir as células cancerígenas antes de tomarem conta do organismo. Calcula-se a dose de radiação e, então, é feita a aplicação, visando acabar com todas as células cancerígenas e buscando causar o mínimo de dano possível às células normais localizadas ao redor da área irradiada. Exames A radiação gama se apresenta também nos exames da medicina nuclear é uma especialidade que usa compostos radioativos para obter informações diagnósticas e para o tratamento de doenças. Seus procedimentos permite a determinação de informação diagnósticas sem que seja necessário, intervenções cirúrgicas, ou de outros testes diagnósticos invasivos. Os procedimentos identificam freqüentemente muito cedo anormalidades na progressão de uma doença ao longo do tempo, ou até mesmo antes da apresentação de sintomas.
Descontaminação de alimentos Expor alimentos a essa radiação pode eliminar micro-organismos prejudiciais(causadores de doenças como, por exemplo, a salmonela). Além disso aumenta a validade do produto, alongando o tempo em que pode ser vendido.
Esterilização de materiais médicos Devido à sua elevada energia, a radiação gama pode causar danos no núcleo das células, por isso é usada para esterilizar equipamentos médicos. O raio gama pode representar perigo por ser altamente nocivo à saúde humana, mas quando é devidamente usado se torna útil, principalmente na medicina.
Radioterapia
A radioterapia é um dos tratamentos desenvolvidos recentemente contra o câncer. Ela trata de usar radiação nuclear. O destaque vai para o raio gama, com seu alto poder de penetração ele