Raios Gama
Raios Gama
A radiação Gama (γ) foi descoberta em 1900, pelo físico / químico francês Paul Ulrich Villard (1860 - 1934) ao estudar uma das propriedades do Urânio . Ele notou que a energia liberada pelo material radioativo não podia ser desviada de campos elétricos e magnéticos , supondo que se tratava de partículas e não de radiação .
Após a desintegração de um núcleo atômico , são emitidos três tipos de radiações , radiação alfa , radiação beta e radiação gama . A radiação gama é uma radiação eletromagnética , o que á diferencia das radiações alfa e beta , as quais são partículas eletrizadas com cargas positivas e negativas respectivamente .
Os raios gama são altamente nocivos para células animais devido a sua grande capacidade de penetração em diferentes tipos de matérias . A bomba atômica é um bom exemplo do quão radiação gama é prejudicial à essas células . Grandes quantidades de raios gama são liberados com a explosão dessa bomba , e grande parte dos terríveis danos causados são decorrentes dessa radiação .
A facilidade de penetração dos raios gama é tão violenta que são capazes de atravessar uma placa maciça de 20cm de chumbo . Esse tipo de raio tem característica energética extremamente alta e de comprimento de onda relativamente curto ( menos de 10m ). Devido a esse poder de penetração e destruição celular forte , esse tipo de radiação é utilizado de forma benéfica na medicina pelo tratamento do câncer e destruição de tumores . Outras aplicações são no uso de esterilização de equipamentos , na análise de falhas em materiais metálicos e até mesmo na indústria alimentícia , onde após a aplicação ( adequada ) em alimentos leva a destruição de organismos nocivos e ao prolongamento da validade do produto .
A radiação gama é liberada de um material quando o mesmo está com muita energia no núcleo das suas células , essa energia é descartada em forma de energia eletromagnética .