BRIEFING
Outra utilidade de um briefing está relacionada ao desenvolvimento de websites, permitindo a coleta de informações que possibilitem os desenvolvedores a criarem produtos que atendam as necessidades dos clientes e principalmente, que gerem os resultados esperados. Existem inúmeros modelos de briefing disponíveis na internet, mas em geral, todos eles apresentam uma estrutura interna bastante semelhante. Os itens indispensáveis em um briefing são: Histórico, Problema, Objetivo da pesquisa, Padrão de ação, Público-alvo, Mercado, Soluções, Custo e outros.
Selecionamos dois modelos prontos de briefing, o primeiro é destinado para web sites e o segundo para empresas comuns. Confira os exemplos indicados e saiba como elaborar um briefing que atenda as necessidades do seu negócio.
Modelo 1
Informações sobre a empresa
- Ramo de atuação e tempo de mercado: - Produtos e/ou serviços oferecidos:
- Endereço do site atual (se houver um): - Principais problemas que identifica no site atual (caso exista um): - Concorrentes diretos: - Vantagens/desvantagens sobre os concorrentes:
Sobre o projeto
- Conteúdo do site:
- Objetivos a serem alcançados:
- Público alvo:
- Mercados (regiões e segmentos) a serem cobertos:
- Imagem a ser transmitida para os usuários (tradição ou modernidade, layout limpo ou popular, cores mais adequadas e etc.):
- Objeções (não utilizar a cor x ou o estilo y e etc.):
- Sites no estilo desejado (servem como referência): - Ferramentas de marketing utilizadas atualmente:
- Verba aproximada disponível: - Prazo para desenvolvimento e/ou