Radiologia
Como cuidar da saúde do técnico em radiologia exposto a radiação? Os trabalhadores da área de radiologia e diagnóstico por imagem, devem sempre estar preocupados com os mecanismos de proteções radiológicas. Consciência profissional, responsabilidade e bom senso são características que este profissional deve ter em alguns procedimentos que são muitos importantes na proteção contra as radiações:
- Realizar periodicamente exame clínico geral que inclua hemograma completo com contagem de plaquetas;
- Afastar-se de atividades radiológicas, sempre que forem detectadas alterações hematológicas;
- Utilizar dosímetros individuais sempre que expostos às radiações;
Eles devem usar todos os equipamentos de proteção que são: biombos, avental de chumbo, óculos plumbíferos, protetor de tireoide, evitar segurar o paciente na hora do exame, atribuir essa tarefa a um acompanhante, não se expor a radição primária mesmo sob proteção de todos os equipamentos de proteção radiológica, observar e aplicar os fatores básicos de proteção primária como: blindagem, distância e tempo, manter-se o mais distante possível da fonte de radiação. A correta aplicação das técnicas radiológicas exige dos técnicos, conhecimento de anatomia humana, física radiológica, os princípios de posicionamento e domínio operacional dos equipamentos e acessórios utilizados. Além desses conhecimentos, os profissionais que atuam nessa área deve possuir informações que lhe permitam utilizar essas técnicas de forma segura e eficiente livrando-os assim das radiações.
REGIANA REBELO MEIRELES(014,noite)
Postado por radio.x.pa às 18:05
Biosegurança: Riscos de um Técnico em Radiologia
O cenário atual em hospitais, clínicas e assemelhados mostra que, apesar dos esforços em investimento para o aprimoramento de profissionais, processos e equipamentos, pouco tem sido feito