Pronomes
DATA: 22 DE AGOSTO DE 2012
1 INTRODUÇÃO
É a parte da gramática que trata da correta colocação dos pronomes oblíquos átonos na frase.
Embora na linguagem falada a colocação dos pronomes não seja rigorosamente seguida, algumas normas devem ser observadas, sobretudo, na linguagem escrita.
Existe uma ordem de prioridade na colocação pronominal: próclise, mesóclise e ênclise.
Próclise é a colocação pronominal antes do verbo. A próclise é usada 1) Quando o verbo estiver precedido de palavras que atraem o pronome para antes do verbo. São elas: em: a) Palavras de sentido negativo: não, nunca, ninguém, jamais, etc., b) Advérbios, c) Conjunções subordinativas, d) Pronomes relativos, e) Pronomes indefinidos, f) Pronomes demonstrativos, 2) Orações iniciadas por palavras interrogativas; 3) Orações iniciadas por palavras exclamativas; 4) Orações que exprimem desejo (orações optativas).
Mesóclise é a colocação pronominal no meio do verbo. A mesóclise é usada quando o verbo estiver no futuro do presente ou futuro do pretérito, contanto que esses verbos não estejam precedidos de palavras que exijam a próclise.
Ênclise é a colocação pronominal depois do verbo. A ênclise é usada quando a próclise e a mesóclise não forem possíveis: 1) Quando o verbo estiver no imperativo afirmativo; 2) Quando o verbo estiver no infinitivo impessoal; 3) Quando o verbo iniciar a oração; 4) Quando houver pausa antes do verbo; 5) Quando o verbo estiver no gerúndio.
2 PRONOME ÁTONO E LOCUÇÕES VERBAIS:
1) As palavras, em português, têm uma de suas sílabas pronunciada com mais força (sílaba tônica) do que as outras, que são fracas (sílabas átonas). A exceção fica para alguns monossílabos e raros dissílabos, nos quais não há sílabas tônicas, mas apenas átonas.
2) Quanto aos vocábulos átonos, estes, na pronúncia, postam-se sempre na dependência sonora de uma sílaba