História da música gospel
A Música gospel (gospel vem do inglês e em português significa: evangelho) é composição escrita para expressar a crença individual ou de uma comunidade com respeito á vida cristã, assim como, de acordo com seus gêneros musicais variados, também oferece uma alternativa, ao povo cristão, á música secular convencional, sinônimo também e reconhecida como a música evangélica, que ganhou grande destaque no Brasil atualmente. Como outros gêneros de música cristã, a criação, a performance, a influência ou até mesmo a definição de música gospel varia de acordo com a cultura e o contexto social. A música gospel é escrita e executada por vários motivos, desde o prazer estético, com motivo religioso ou cerimonial, ou como um produto entretenimento para o mercado comercial, sendo bem aceita pela grande parcela da população religiosa brasileira.
A Etimologia da Palavra Gospel
Gospel-Derivada do inglês antigo “God-Spell” que em português significa “boas novas” aludindo ao evangelho bíblico que nos narra as “boas novas ao mundo”- ou seja, a vinda de cristo ao mundo pelos livros dos evangelhos canônicos de Mateus, Marcos, Lucas e João. Os autores dos evangelhos canônicos cristãos são conhecidos como evangelistas. Geralmente nos Estados Unidos o termo gospel é uma referência a trabalhos dos gêneros de literatura cristã antiga.
História da Música Gospel
Ainda que o termo “música gospel”, possa abranger um campo de música muito vasto, seus estilos, embora com nomes variados, possuem todos uma mesma essência e raiz –a música cristã negra nos Estados Unidos da América. Talvez um dos velhos estilos da música negra que realmente se aproximou do gospel foi o negros spiritual (em português, as canções harmoniosas dos “espirituais dos negros”). O foco desta breve história e a música que surgiu na igreja afro-americanas. E inspirou uma cornucópia de corais modernos, e o atual gospel contemporâneo (música cristã contemporânea), Além de outros estilos musicais, do