Radicais Livres
OQUE SÃO:
O termo Radical Livre é freqüentemente usado para designar um átomo ou uma molécula que contem um ou mais elétrons não-pareados, ou seja, “sem par” nos orbitais externos, tornando essa substância altamente reativa .
Desta forma, os Radicais Livres podem ser formados pela perda (oxidação) ou ganho (redução) de um elétron de uma substância , portanto, são formados em um cenário de reações de óxido-redução, isto é, ou cedem o elétron solitário, oxidando-se, ou recebem outro, reduzindo-se .
COMO ELES SE APRESENTAM NO ORGANISMO HUMANO:
Os radicais livres são formados a partir do metabolismo das células do nosso corpo. São formados normalmente pelo nosso organismo, mas em quantidades maiores torna-se um problema para a manutenção de funções normais, causando doenças importantes.
E são muitas as doenças relacionadas com a grande formação de radicais livres e, entre elas, podemos citar, o envelhecimento precoce, alguns cânceres, a artrite e as cardiopatias.
QUAIS OS FATORES EXTERNOS QUE INFLUENCIAM:
Os processos metabólicos não são a única fonte de radicais livres. Fatores externos podem contribuir para o aumento da formação dessas moléculas. Entre esses fatores estão:
- Poluição ambiental;
- Raios-X e radiação ultravioleta;
- Cigarro;
- Álcool;
- Resíduos de pesticidas;
- Substâncias presentes em alimentos e bebidas (aditivos químicos, hormônios, entre outros);
- Estresse;
- Consumo excessivo de gorduras saturadas (frituras, etc).
COMO PREVENIR:
Os antioxidantes são moléculas com carga positiva que se combinam com os radicais livres, tornando-os inofensivos. Uma alimentação rica em vegetais é a melhor opção para se proteger contra os radicais livres, diminuindo assim o risco de várias doenças e evitando o envelhecimento precoce.
Embora os antioxidantes ajam reduzindo a concentração de radicais livres, seu papel é modulador, moderador e não bloqueador, ou seja, a mera ingestão de vitaminas não evita