Radiações não ionizantes
Radiação definição= são formas de energia que se transmite por ondas eletromagnéticas. A absorção das radiações pele organismo é responsável pelo aparecimento de diversas lesões. Podem ser classificadas em dois tipos.
Radiações não ionizantes=infravermelho, proveniente de processos industriais tais como (fornos, fundições e operadores de solda) etc.
Ultravioleta =as sua fontes podem ser naturais tais como o sol ou como solda elétrica, micro-ondas.
Radiação infravermelha= É o tipo de radiação eletromagnética não ionizante, que, quando interage com a matéria produz vibrações nas moléculas provocando o aumento da temperatura do sistema. A radiação infravermelha é responsável pela transmissão de calor de um corpo para o outro, sem a necessidade de contato entre eles. Temos como exemplo: os raios solares, um ferro de passar roupas, aquecido, etc. Efeitos=queimaduras e aumento da pigmentação da pele e nos olhos, catarata e lesões na retina.
Radiações ultravioleta= Esta radiação também não ionizante pode ser emitida de varias tanto natural quanto industrial. O tempo de exposição condiciona as doses perigosas, e que tempos relativamente curtos podem ser capazes de produzir lesões.
Efeitos= eritemas (queimaduras), perda de elasticidade. Tempo excessivo pode provocar aparecimento de câncer de pele.
Luz visível= única faixa capaz de ser percebida pelo olho humano é gerada por objetos quentes como o sol ou filamentos de lâmpadas incandescentes, quando a temperatura é alta o suficiente para excitar os elétrons de átomo.
Radiações lasers=emitem um feixe de radiação eletromagnética (em linguagem comum, luz) que pode transportar energia ou potência elevada, com facilidade Em conjunto, estas características conduzem a que a radiação emitida por um laser possa ser concentrada pelo olho humano de forma a construir uma imagem quase pontual, na qual toda a energia ou potência do feixe é facilmente concentrada, podendo provocar lesões