Radiações ionizantes e não ionizantes
No homem, a circulação é feita através de um sistema fechado composto por mais de 100.000 km de vasos sanguíneos, cujo centro funcional é o coração. É o responsável, através do transporte de cerca de 5l de sangue (nos adultos), pela condução, distribuição e remoção das mais diversas substâncias dos e para os tecidos do corpo. Também, é essencial à comunicação entre vários tecidos.
É responsável por conduzir elementos essenciais para todos os tecidos do corpo: oxigênio para as células, hormônios (que são liberados pelas glândulas endócrinas) para os tecidos, condução de dióxido de carbono para sua eliminação nos pulmões, coleta de excreções metabólicas e celulares, entrega de excreções nos órgãos excretores, como os rins, tem importante papel no sistema imunológico na defesa contra infecções, termo-regulação: calor, vasodilatação periférica; frio, vasoconstrição periférica. Transporte de nutrientes desde os locais de absorção até às células dos diferentes órgãos. Ele transporta o sangue por todas as partes do corpo.
O sistema circulatório também chamado de sistema cardiovascular é constituído por:
*sistema sanguíneo - coração e vasos sanguíneos (artérias, veias e capilares);
*sistema linfático - vasos linfáticos e órgãos linfóides;
*órgãos hematopoiéticos - medula óssea e órgaõs linfóides.
Vasos Sanguíneos
Artérias: são vasos que se ramificam a partir do coração, encarregados de distribuir a todos os órgãos e tecidos, o sangue que é bombeado através da artéria aorta. Os troncos vão se ramificando em artérias de menor calibre até terminarem em arteríolas , que são as menos calibrosas , a partir das quais se formam as redes capilares. As artérias mantêm relações com ossos, articulações, veias e nervos.
Veias: As veias são vasos destinados a levar o sangue de todas as partes do corpo, desde os capilares, até o coração. As veias nascem das redes capilares pelas vênulas, que se unem entre si para