Analise de projeto
Antes de elaborar um projeto é necessário saber a sua definição. O Projeto é um processo formado por um grupo de atividades que são coordenadas e controladas com datas de inicio e fim, visando atingir um objetivo tendo como aspecto relevante as limitações de tempo, custo e recursos.
Todo e qualquer projeto possui as seguintes características:
Temporalidade, singularidade (unicidade): Todo projeto difere de algum modo de um outro, Incerteza, Complexidade (Depende do nº de tarefas envolvidas), Grau de precisão do objetivo (depende do grau de incerteza e do grau de complexidade, sendo essas grandezas inversamente proporcionais ou seja quanto maior a complexidade e a incerteza menor será a precisão do objetivo e vice versa, essa relação é conhecida como “Cubo da Incerteza”).
O Grau de complexidade, Singularidade e Precisão do Objetivo determina O Grau de Incerteza do Projeto.
Atenção muitos projetos fracassam devido a falta de atenção aos seguintes fatores:
Cenário Macro-ambiente desfavorável, Objetivos mal definidos, Tentativa de “vender” o projeto a qualquer custo, Pouca compreensão da incerteza e complexidade do projeto devido a insuficiência ou inadequação de dados, Controle e treinamento inadequado, Falta de liderança do gerente de projeto e de integração entre as áreas-chave do projeto.
Por qual motivo um projeto deve ser gerenciado?
Para evitar surpresas durante a execução dos trabalhos, desenvolver diferenciais competitivos e com isso agilizar o retorno sobre o investimento e a tomada de decisões sobre o planejamento e controle do projeto, otimizar a utilização dos recursos envolvidos e gerar conhecimento para projetos futuros.
Requisitos para um projeto bem sucedido
* Obedecer os prazos e o orçamento previsto com o mínimo de alterações em seu escopo, utilizar eficientemente os recursos, atingi a qualidade e o desempenho desejados; ter aceitação sem restrições pelo cliente do projeto; ser executado sem