Radiações ionizantes e não ionizantes
INTRODUÇÃO
As Radiações constituem uma forma de energia que, de acordo com a sua capacidade de interagir com a matéria,se podem subdividir em:
RADIAÇÕES IONIZANTES : As que possuem energia suficiente para ionizar os átomos e moléculas com as quais interagem, sendo as mais conhecidas: • Raios x e Raios Gama ( Radiações Eletromagnéticas); Raios Alfa, Raios Beta, Neutros, Prótons (Radiações Corpusculares)
RADIAÇÕES NÃO IONIZANTES: As que não possuem energia suficiente para ionizar os átomos e as moléculas com as quais interagem ,sendo as mais conhecidas: • Luz visível,Infravermelhos,Ultravioletas,Microondas de Aquecimento,Microondas de Radio Telecomunicações, Corrente Elétrica
As radiações que pertencem ao aspecto eletromagnético ocupam diferentes posições de acordo com a sua energia e comprimento de onda. Temos que dar maior ênfase nas radiações que tem aplicação na industria de material elétrico e eletrônico podendo ter efeitos negativos para saúde.
RADIAÇÕES IONIZANTES: A matéria é constituída por átomos que correspondem as unidades estruturais dos elementos químicos conhecidos.
Os átomos são constituídos por três tipos de partículas: Prótons, Neutros e Elétrons.Os prótons e neutros encontram-se agregados no núcleo do átomo, e os elétrons se movem em torno do núcleo. O núcleo do átomo possui carga elétrica negativa e representa a quase totalidade da massa do átomo, e os elétrons são eletricamente negativos. Se o numero de elétrons periféricos de um átomo for igual ao numero de prótons do respectivo núcleo , o átomo tem carga elétrica total nula e o mesmo é chamado de átomo em estado neutro. No caso contrario, o átomo encontra-se no estado ionizado- se o átomo tiver excesso de elétrons , a sua carga elétrica é negativa e estamos perante a um ião negativo; se o átomo tiver deficiência de elétrons, a carga do átomo é positiva, tratando-se assim um ião