Diagnóstico social
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
DIAGNÓSTICO SOCIAL
1. IDENTIFICAÇÕES
1.1 IDENTIFICAÇÕES DA ACADÊMICA
- Nome do Estagiário: Leila Flávia Barboza Medeiros
- Email: leilaflavia1000@hotmail.com
- Curso: Serviço Social RA: 229722
- Endereço: Rua Jacintos Ramos. Nº 778
- Bairro: Colinas
- CEP: 68458855
- Tucuruí – PA
1.2 IDENTIFICAÇÕES DO CAMPO DE ESTÁGIO:
- Nome da organização: Centro de Atenção Psicossocial – CAPS
“Casa Machado de Assis”.
- Endereço completo: Rua Santo Antônio S/N
- Bairro: Mangal
- CEP: 68458-970
- CNPJ: 05251632/0001-41
- Telefone: (94) 3787-2934
- Email: mariliataylor@hotmail.com
2. DESCRIÇÕES GERAIS
De acordo com o Estagio Observatório, contendo uma carga horária de 70h, observamos e interpretamos a realidade social do Centro de Atenção Psicossocial-CAPS de Tucuruí de forma que nos permitiu uma visão quantitativa e qualitativa de informações e dados de intervenção no grupo aqui analisado, refletindo sobre os referidos tópicos, para entender melhor a historicidade dos pacientes da instituição.
Foi realizada entrevista com pacientes que caracterizam o público do CAPS, as entrevista foram realizadas na instituição ou nas residências dos pacientes durante visita domiciliar. Através dessas entrevistas foi possível observar o que os pacientes expressam no seu cotidiano, as mudanças de comportamentos e as mudanças acorridas após a realização das terapias feitas na instituição e de que forma esse processo colaborou para o bom desenvolvimento da sua vida social e nos sintomas da doença.
É importante o acompanhamento da família para que o paciente venha desenvolver dentro da instituição uma integração entre os usuários e fortalecer suas relações sociais para que assim possa haver uma melhora no desenvolvimento do seu tratamento.
Os pacientes com transtorno mental sofrem com o preconceito e discriminação