rades de computadores
Nando Rodrigues, editor da PC World
28-08-2008
Um PPT bem estruturado é o primeiro passo para uma ótima apresentação bem sucedida. Saiba o que fazer para não errar.
Das ferramentas que compõem a suíte de escritórios da Microsoft, o PowerPoint é, talvez, a mais flexível e a mais complexa de ser usada. Toda vez que vemos uma apresentação PPT bem montada, fica uma pergunta: como é que eles conseguem fazer isso?
O PowerPoint, assim como o Word e o Excel – só para ficar nos aplicativos mais usados – aceita os mesmos comandos básicos de edição. Inserir, copiar, mover e apagar qualquer elemento de uma apresentação são ações feitas de forma similar ao que se faz um arquivo de textos.
Mas uma apresentação bem feita começa bem antes de se colocar as mãos na massa, no caso, no programa propriamente dito. Como qualquer projeto, para que o resultado final seja satisfatório, é necessário planejar tendo em vista o que se quer comunicar, para quem se vai falar e – acredite – até o tamanho e condições de iluminação do local onde a apresentação será feita. Afinal, de nada vai adiantar você todo o esmero no preparo do seu PPT se ele não puder ser visto por toda a audiência, certo?
Leia também:
> 20 dicas para fazer mais com o Excel
> 38 dicas para fazer mais com o Word
Nesta primeira matéria, de uma série de três reportagens produzidas por PC WORLD, o leitor vai descobrir como criar apresentações em PowerPoint que funcionem adequadamente.
Mais dicas sobre PowerPoint:
> Veja como inserir vídeos do YouTube em sua apresentação
> Segredos do PowerPoint 2003
> Uma alternativa gratuita para o PowerPoint
Selecionamos 14 dicas que vão auxiliá-lo nos fundamentos de uma boa apresentação. Seu conhecimento e domínio vão ajudar a sedimentar conceitos úteis tanto para PPTs mais simples, quanto na elaboração de apresentações mais complexas.
Planejamento
A etapa que precede a criação de uma apresentação é de vital