influência da Revolução Indistrual

9371 palavras 38 páginas
1. INFLUÊNCIA DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

A partir de 1776, com a invenção da máquina a vapor e sua posterior aplicação á produção, uma nova concepção de trabalho veio modificar a estrutura social e comercial da época, provocando profundas e rápidas mudanças de ordem econômica, política e social.
Trata-se da Revolução Industrial, que se iniciou na Inglaterra e rapidamente se alastrou por todo o mundo civilizado.

A Revolução Industrial pode ser dividida em dois períodos distintos:  1780 a 1860: 1° Revolução Industrial ou revolução do carvão e do ferro.  1860 a 1914: 2° Revolução Industrial ou revolução do aço e da eletricidade.

A 1° Revolução Industrial pode ser dividida em quatro fases:

1° fase: a mecanização da indústria e agricultura, no final do século XVIII, com o aparecimento da máquina de fiar (1767), o descaroçador de algodão (1792), tear mecânico (1785).
Tear Mecânico
2° fase: a aplicação da força motriz a indústria, com a invenção da máquina a vapor, iniciam-se as grandes transformações nas oficinas, que se convertem em fábricas, nos transportes, nas comunicações e na agricultura. Máquina a vapor, invenção do escocês James Watt.
3° fase: o desenvolvimento do sistema fabril. O artesão e sua pequena oficina desapareceram para dar lugar ao operário e as fábricas, surgem novas industriais em detrimento da atividade rural. Crianças manuseando máquinas nas primeiras fábricas, observemos o descaso com a segurança e a exploração da mão de obra infantil.
4° fase: um espetacular aceleramento dos transportes e das comunicações. Surge nos Estados Unidos em 1807, a navegação a vapor; a locomotiva a vapor foi aperfeiçoada, surgindo na Inglaterra (1825), a primeira estrada de ferro. Outros meios de comunicação foram surgindo, Morse inventa o telegrafo elétrico, Graham Bell inventa o telefone.
Com todos esses aspectos, define-se cada vez mais um considerável controle capitalista sobre quase todos os ramos da atividade econômica.
A

Relacionados