Objetivos de prática
Observar índice de reidratarão e rendimento de diferentes tipos de cereais.
EMENTA
História da Alimentação e Nutrição. Planejamento de cardápios para indivíduos/ou coletividades a partir de determinantes dietéticos, considerando os diferentes grupos de alimentos. Avaliação de porções alimentares definidas no guia alimentar para a população brasileira. Definição de pesos e medidas, equivalência, per capita, fator de correção e fator de cocção. Estudo qualitativo e quantitativo da seleção, armazenamento, pré-preparo, preparo, cocção, manutenção, distribuição e consumo dos alimentos, ressaltando as transformações químicas, físicas e organolépticas de cada etapa sistematizadas no fluxograma dos procedimentos a que estes são submetidos. Análise técnica de embalagens e rotulagem de alimentos. Estudo de preparações especiais. Aproveitamento de sobras e resíduos. OBJETIVOS
GERAL
Formar profissional competente na aplicação dos conhecimentos teóricos e práticos nas atividades relacionadas a utilização, processamento e aproveitamento dos alimentos, visando a preservação do valor nutritivo e à obtenção das características sensoriais desejadas.
ESPECÍFICOS
- Conhecer a importância da Técnica Dietética no campo da Ciência da Nutrição.
- Conhecer a história da alimentação e explorar as bases da disciplina Técnica Dietética.
- Técnicas básicas utilizadas no processamento de alimentos.
- Conhecer os procedimentos para definição de per capitas, fator de correção e fator de cocção, baseados na definição de pesos e medidas caseiras.
- Abordar os conceitos sobre os determinantes dietéticos e os diferentes grupos de alimentos, conforme o guia alimentar.
- Realizar o planejamento de cardápios para indivíduos e/ou coletividades, buscando integrar os aspectos sensoriais e nutricionais dos alimentos, com base no guia alimentar.
- Estudar as etapas de processamento, identificando as transformações físicas, químicas e sensoriais