radcliff-brown
Biografia:
Alfred Reginald Radcliffe-Brown nasceu em Birmingham, Inglaterra, a 17 de janeiro de 1881, e morreu em Londres em 1955.
Graduou-se em Ciência Mental e Moral em Cambridge no ano de 1904.
Neste período entra em contato com dois antropólogos W. H. R. Rivers e A. C. Haddon, passando a estudar Antropologia com ambos.
Seu primeiro trabalho de campo foi realizado entre os nativos das ilhas Andaman, na Índia.
Foi professor na London School of Economics (1909-1910), em Cambridge (1910), na Universidade de Birmingham (1913-1914). Também assumiu postos administrativos na Austrália (1914-1916), foi professor na Universidade da Cidade do Cabo (1921-1926) e na Universidade de Sidnei quando do seu retorno para a Austrália (1926-1931). Estabelece-se na Universidade de Chicago em 1931, de onde sairia para exercer o posto de professor em diversas instituições de ensino superior, inclusive no Brasil (1942-1944). Foi ainda professor em Oxford e em universidades na África.
Teórico da antropo inglesa:
Introduz a disciplina teórica da sociologia francesa, apresentando aos pesquisadores uma bateria mais rigorosa de conceitos.
Radcliffe-Brown sofreu a influência das teorias sociológicas de Durkheim antes da Primeira Guerra Mundial, e os naos produtivos de sua carreira foram dedicados à aplicação dessa teoria às descobertas dos etnógrafos.
Seu objetivo maior era desenvolver a antropologia como uma ciência natural da sociedade humana. Para tanto serve-se da analogia durkheimiana entre vida social e vida orgânica.
Estrutura e Função:
As questões que emergem a partir desta analogia → três séries de problemas → 1- problemas de morfologia social – a existência de estruturas sociais, suas semelhanças e diferenças, e modo pelo qual possam ser classificadas. Em segundo lugar, problemas de fisiologia social: como funcionam as estruturas sociais? E, por último, problemas de desenvolvimento: como vêm a existir novos tipos de estrutura social?