Processo de modernização
Quais foram às necessidades educacionais advindas desse processo?
A fundação escola livre de sociologia e política e a usp convidaram professores do exterior para a formação profissional de vários cientistas sociais. Na usp estiveram no corpo docente a chamada " missão francesa" Levi-Straus, George Gurvitch, Roger Bastide, Fernand Braudel, entre outros. Já para a escola livre de sociologia e política vieram Donald Pierson e Radcliff Brown, trazendo toda metodologia sociológica norte americana.
Foi muito importante a vinda desses intelectuais ao Brasil, que gerou um grupo de sociólogos que passaram a desenvolver todo o conhecimento adquirido em pesquisas já no fim da década de 1940, entre eles Florestam Fernandes, Antonio de Mello e Souza, Gilda de Mello e Souza, Maria Isaura Pereira de Queiroz, Rui Galvão de Andrade, entre outros.
Nessa época o Brasil adquiria uma consciência crítica de sua realidade, complexidade e sua particularidade, buscavam-se um nacionalismo.
Quais foram as carecterísticas dos projetos educacionais implementados para solucionar essas questões?
Estudar o Brasil por meio de uma perspectiva nossa, ou seja, de forma nacional, deixando de lado a visão estereotipada que os europeus tinham do Brasil.
Incentivar o nacionalismo, unindo as camadas sociais em torno de um projeto político, econômico social brasileiro.
Explicar a realidade nacional com os olhos voltados para a modernidade.
A educação passa a constituir objeto de pesquisa da sociologia Brasileira na forma de discussão sobre o seu papel na mudança social e no desenvolvimento econômico do país, entendendo-se a educação como fator de desenvolvimento