racismo
Waltenbergue de Carvalho Barbosa Lima
Resumo: O presente artigo tem a finalidade de apresentar a origem do racismo na
América, como ele se iniciou e perduro pelos séculos ate os dias atuais apresentando ideologias que se enraizaram na cultura e influenciaram na formação da sociedade brasileira. As metodologias utilizadas para elaboração estão focadas na pesquisa bibliográficas em livros, periódicos e sítios eletrônicos, permitindo assim uma fundamentação teórica.
Palavras chaves: Escravo. Brasil. Racismo. Coisa. Objeto.
Sumário: 1. Introdução. 2. Escravidão e o Comércio
3.Socialização como forma de controle: Tornar o homem em objeto 4. Forma de se tornar Escravo
5.História: Europa e África 6. Preferência Pelo
Negro ao invés do Índio 7. Preferência pelo Sexo
Masculino 8. Racismo 9. Conclusão 10. Referências
1. INTRODUÇÃO
Contar como ocorreu a escravidão no mundo, como chegou ao Brasil e a criação e perpetuação do racismo. Fazendo associações com teorias de forma a explicar as ações tomadas para manter o controle sobre o negro e como a ideia afeta os dias atuais. 2. ESCRAVIDÃO: COMÉRCIO HUMANO
O comércio de mão de obra humana, conhecido como escravidão, servidão ou cativos como os africanos e índios comercializados no Brasil, ganhou nomes diferentes de acordo com as culturas que os escravizavam ou da região de sua origem. Essa pratica, sem marco definido, existe há milênios na historia humana. Relatos bíblicos do velho testamento relatam a servidão antes da vinda de cristo e cita algumas formas de como se tornar, ganhar a liberdade e os castigos a serem realizados em casos de ponderação ou algo que desagradasse o seu dono, já se tratando como um objeto, uma propriedade adquirida. Um exemplo esta em Êxodo 21:
1 "São estas as leis que você proclamará ao povo:
2 "Se você comprar um escravo hebreu, ele o servirá por seis anos. Mas no sétimo ano será liberto, sem precisar pagar nada.
3 Se chegou solteiro, solteiro receberá