racismo
A prática do Racismo é considerado um crime inafiançável, com pena de até 3 anos de prisão.
O Racismo é um tipo de preconceito associado as raças, as etnias ou as características físicas; visto que as pessoas denominadas racistas baseiam-se na ideologia da superioridade. Em outras palavras, esse tipo de preconceito assinala que algumas raças ou etnias são superiores às outras, seja pela cor da pele, pensamentos, opiniões, crenças, inteligência, cultura ou caráter.
Tipos de Racismo:
Racismo Individual: Vem de atitudes individuais, manifestado por meio de comportamentos e interesses pessoais.
Racismo Institucional: Preconceito de Instituições, política,econômica, no qual muito indivíduos (negros, mulheres, índios) são marginalizados e rejeitados seja diretamente ou indiretamente pelas instituições.
Racismo Cultural: Ressalta a superioridade entre as culturas existentes, manifestada segundo crenças, religião, costumes, línguas, dentre outras. Esse tipo de racismo pode incluir elementos do racismo institucional e individual.
Racismo Primário: Fenômeno emocional, psicossocial manifestado sem justificativa. Assim, o etnocentrismo é considerado um racismo secundário enquanto o racismo terciário é o preconceito baseado em teorias científicas.
Racismo Comunitarista (Diferencialista): Baseado no conceito de que raça não é natureza, mas cultura ou etnia. Esse tipo de racismo configura o preconceito contemporâneo (anti-racismo) manifestado de acordo com as diferenças existentes. Por esse motivo, hoje temas como identidade cultural, comunidade, nação reforçam o racismo comunitarista a partir das diferenças.
Racismo Ecológico (Ambiental): Discriminação da natureza, como por exemplo, da "mãe terra" ocasionado pelas destruição do meio ambiente, afetando grupos e comunidades baseados na aplicação desigual da legislação.