Racismo
O presente trabalho foi elaborado com objetivo de mostrar que durante toda a história desde a abolição da escravatura observa-se vários casos de racismo no Brasil. Para isso foi realizando um pequeno relato sobre a história do racismo desde o tempo da abolição da escravatura, falando um pouco sobre quem era Gilberto Freyre e como ele defendia o mito democracia racial, e como Abdias Nascimento e Florestan Fernandes criticam esta tese de Freyre. Abordamos também sobre a história do racismo no futebol, relatando sobre casos de racismo durante várias partidas de futebol ao longo do século até os dias de hoje.
2 - O RACISMO NO BRASIL
O racismo no Brasil tem sido um grande problema desde a era colonial e escravocrata imposta pelos colonizadores portugueses. Uma pesquisa publicada em 2011, indica que 63,7% dos brasileiros consideram que a raça interfere na qualidade de vida dos cidadãos. Para a maioria dos 15 mil entrevistados, a diferença entre a vida dos brancos e de não-brancos é evidente no trabalho (71%), em questões relacionadas à justiça e à polícia (68,3%) e em relações sociais (65%). O termo apartheid social tem sido utilizado para descrever diversos aspectos da desigualdade econômica, entre outros no Brasil, traçando um paralelo com a separação de brancos e negros na sociedade sul-africana, sob o regime do apartheid.
O resultado da pesquisa, elaborada em 2008, não é exatamente uma surpresa em um país onde, apesar de ser apenas metade da população brasileira, os negros elegeram pouco mais do que 8% dos 513 representantes escolhidos na última eleição. Além disso, o salário de um homem branco no Brasil é, em média, 46% superior em relação ao de um homem negro, o que também pode ser explicado pela diferença de educação entre esses dois grupos.
2.1 - História do Racismo no Brasil
No século XIX, a escravidão dos negros foi abolida no país. No entanto, após sua libertação, aos escravos negros e aos seus filhos foram negados