RACISMO IMPRIMIR
O racismo é a discriminação social que tem por base um conjunto de julgamentos pré-concebidos que avalia as pessoas de acordo com suas características físicas, em especial a cor da pele. Baseada na preconceituosa ideia de superioridade de certas ETNIAS, tal forma de segregação está impregnada na sociedade brasileira e acontecem nas mais diversas situações.
O racismo em muitos casos confunde-se com preconceito e com a discriminação, porém para cada um desses “crimes” há um conceito que podemos definir a seguir:
Racismo é uma ideologia, uma estrutura e um processo pelo qual grupos específicos, com base em características biológicas e culturais verdadeiras ou atribuídas, são percebidos como uma raça ou grupo étnico inerentemente diferente e inferior. Tais diferenças são, em seguida, utilizadas como fundamento lógico para se excluírem os membros desses grupos do acesso a recursos materiais e não materiais. [...] ele opera por meio de regras, práticas e percepções individuais, mas por definição, não é uma característica de indivíduos. (PNDH, 2001).
O racismo traz em si a ideia de superioridade de uma raça sobre outra, desconsidera que o ser humano recebe influencias sócio culturais que condicionam suas ações. Assim, preconizado no artigo I da Declaração das Nações Unidas na luta pela eliminação de qualquer forma de discriminação: Discriminação racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou intenção de impedir ou dificultar o reconhecimento e exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública. (DNU,2001).
Existe também o preconceito este vem do tirarmos conceito de algo que achamos ser certo é a atitude desfavorável para com um grupo ou indivíduos que nele se inserem, baseada não em seus atributos reais, mas em crenças