Pesquisa Sobre A Hist Ria Religiosa Da Cidade De S O Jos Dos Campos
São José dos Campos é um município brasileiro no interior do estado de São Paulo. Pertence à Mesorregião do Vale do Paraíba Paulista e Microrregião de São José dos Campos. É sede da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, localizando-se a leste da capital do estado, distando desta cerca de 94 km. Ocupa uma área de 1 099,6 km², sendo que 353,9 km² estão em perímetro urbano e os 745,7 km² restantes constituem a zona rural. Em 2013 sua população foi estimada pelo IBGE em 673 255 habitantes, sendo que em 2010 era o sétimo mais populoso de São Paulo e o 28º de todo o país.
Quando o rei Felipe II de Portugal assinou a lei de 10 de setembro de 1611, que reconhecia a liberdade dos índios (mas admitindo-lhes o cativeiro em caso de guerras ou de antropofagia), e que regulamentava os aldeamentos indígenas nos pontos que melhor conviessem aos interesses do Reino de Portugal, muitos indígenas do Planalto de Piratininga, onde se localizava a Vila de São Paulo de Piratininga, deslocaram-se para o interior da Capitania de São Vicente, para os sertões.
Entre os 11 antigos aldeamentos dos padres da Companhia de Jesus, os jesuítas, ao redor da Vila de São Paulo do Piratininga e por eles administrados, figurava, no vale do rio Paraíba do Sul, a leste da Vila de São Paulo, a Aldeia de São José localizado próximo ao Rio Comprido, a dez quilômetros de onde hoje se situa o centro da atual cidade de São José dos Campos.
Os padres jesuítas, trazendo mais alguns silvícolas, conseguiram entrar em entendimentos com os índios Guaianases, e dar certa vida ao aldeamento, mas, devido às desvantagens da localização deste, resolveram buscar um ponto melhor. Em 1643, a Aldeia de São José foi transferida para onde é, hoje, a Praça do Padre João Guimarães no centro da cidade. De 1643 a1660, os religiosos e vários povoadores obtiveram para os índios diversas léguas de terras, em sesmarias concedidas, em1650, pelo