Homofobia
Imprimir
Enviar
RSS
Preconceito racial: um estudo de caso com alunos de uma escola pública no município de Paulo Afonso ? BA.
Preconceito racial: um estudo de caso com alunos de uma escola pública no município de Paulo Afonso BA.
Cínthia Rafaely Lima Gomes; Jaciele Andrade; Simone vieira Rodrigues.
Graduandas em Ciências Biológicas pela UNEB.
_________________________________________________________
RESUMO
Baseado numa pesquisa realizada com alunos de uma escola pública no município de Paulo Afonso BA, o trabalho objetivou saber qual a percepção de jovens do 9º ano do ensino fundamental com relação à temática preconceito racial, enfatizando o preconceito de cor, propriamente dito. Os resultados mostram que o percentual de discriminação sofrida por esses jovens é baixo, sendo mais elevado entre os pardos que entre os demais.
Apesar de estar em menor número, percebe se os que se classificam como pretos estão em sua totalidade inseridos nos índices de quem presenciou e de quem sofreu discriminação racial. A percepção de pardos e pretos sobre racismo é maior que a demonstrada pelos brancos.
Palavras-chave: preconceito racial; percepção; escola; jovens.
_________________________________________________________
Introdução
De modo geral, os jovens estão expostos à situações preconceituosas no ambiente escolar. São comuns as brincadeiras e chacotas com aqueles que estão muito acima ou muito abaixo do peso, com os que têm traços físicos distintos da maioria, enfim, no ambiente escolar a teia de relações construídas nem sempre é harmoniosa.
O presente trabalho aborda a temática do preconceito racial na visão de jovens estudantes em uma escola no município de Paulo Afonso BA. A pesquisa foi realizada utilizando-se questionários semi-estruturados que foram respondidos por