Raciocínio dedutivo
Agora podemos entender melhor o argumento dedutivo e lógico sobre os gansos: 'Se todos os gansos são brancos. E se irei receber um ganso enviado por um colega. Logo, este ganso é branco.
Pelo visto até agora, podemos chegar a seguinte conclusão: o raciocínio dedutivo partindo de uma hipótese geral não tem referência com o mundo real, mas tem referência com o que o cientista, filósofo ou pensador imagina sobre o mundo. Já o raciocínio indutivo parte de uma observação feita do mundo, de uma realidade, de um evento, de um fato.
EXPLIQUE O RACIOCÍNIO ABDUTIVO.
O raciocínio abdutivo, tal como originalmente caracterizado por Peirce (1931-1958), con-stitui um modo de inferência sobre o qual se estrutura o raciocínio criativo. Em contraste com os raciocínios dedutivo e indutivo (que, como vimos, constituem modalidades de justificação,mas não de ampliação, do conhecimento), o raciocínio abdutivo propicia a formulação de novas hipóteses explicativas. Ele se inicia com a percepção de anomalias ou de problemas aparentemente insolúveis segundo leis gerais conhecidas. Surpresas e dúvidas iniciam um pro-cesso de busca e geração de hipóteses que, se consideradas verdadeiras, poderiam explicar o problema aparentemente anômalo. COMO SE DÁ O PROCESSO DE INTUIÇÃO SEGUNDO A PSICOLOGIA?
A intuição e a interpretação ocorrem no nível individual; interpretação e integração no nível dos grupos; e integração e institucionalização acontecem no nível organizacional. No fluxo inverso – da organização para o indivíduo – ocorre o feedback, que refere-se aos resultados e às mudanças necessárias no comportamento dos grupos e dos indivíduos no processo de aprendizagem.
Em nível de indivíduo