Raciocínio Dedutivo x Raciocínio Indutivo
0,2 em 0,2 pontos
O raciocínio dedutivo mereceu destaque entre os lógicos desde o tempo de Aristóteles. A dedução é um tipo muito específico de raciocínio porque não produz nenhum conhecimento novo. A dedução é tão somente um esclarecimento. Esse raciocínio torna visível aquilo que já sabemos. O resultado é, portanto, um resultado óbvio, mesmo para quem não conhece o assunto tratado. Ou seja, o argumento dedutivo tem como característica principal a necessidade lógica que o acompanha. Portanto podemos dizer que a conclusão no raciocínio dedutivo:
Resposta Selecionada: a. segue necessariamente das premissas
Resposta Correta: a. segue necessariamente das premissas
Feedback da resposta:
Pois em um raciocínio dedutivo a conclusão se segue necessariamente das premissas.
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos
Existem vários tipos de indução. Navega (2011) destaca em seus estudos como principais tipos: indução enumerativa, indução analógica, indução hipotética. Marque a alternativa que explica a indução análoga.
Resposta Selecionada: b. a partir da constatação de similaridade, sob certos aspectos, entre duas coisas, amplia-se a outros aspectos
Resposta Correta: b. a partir da constatação de similaridade, sob certos aspectos, entre duas coisas, amplia-se a outros aspectos
Feedback da resposta:
A Indução analógica – É um dos raciocínios que mais fácil e espontaneamente a mente humana elabora. Nesse tipo de raciocínio, a partir da constatação de similaridade, sob certos aspectos, entre duas coisas, amplia-se a outros aspectos.
Veja o exemplo:
Maria apresentou tosse e febre noturna. O médico diagnosticou pneumonia.
Manuel está apresentado tosse e febre noturna.
Logo, Manuel está com pneumonia. – CONCLUSÃO INDUTIVA
Pergunta 3
0,2 em 0,2 pontos
Identifique qual dos contextos abaixo caracteriza um Raciocínio Lógico Dedutivo.
Resposta Selecionada: c.
Os torcedores vibraram com