raciocinio analitico
1. As empresas têm em vista apenas seus próprios interesses. Mesmo quando se pensa que elas estão preocupadas com a sociedade, elas estão sendo egoístas. Pensar nas atividades filantrópicas das fundações empresariais como produto de sensibilidade social é uma visão romântica da realidade. Isto porque as atividades filantrópicas trazem para as empresas mais vantagens econômicas e políticas do que custos. A filantropia empresarial é computada nos custos de representação do capital, melhorando a imagem da empresa e otimizando o marketing comercial. Além disso, em muitos casos, a legislação permite o abatimento de impostos e a obtenção de subsídios. Qual das seguintes alternativas constitui a conclusão mais apropriada para o texto acima?
a. As empresas desenvolvem atividades filantrópicas por dois motivos: obtenção de ganhos econômicos e romantismo.
b. A filantropia empresarial é um tipo de investimento por meio do qual as empresas conseguem vantagens variadas.
c. As atividades filantrópicas das empresas oneram seus custos, mas as empresas devem desenvolvê-las para limpar sua imagem.
d. As empresas que não desenvolvem atividades filantrópicas não demonstram sensibilidade social e pioram seu marketing comercial.
e. Os custos das atividades filantrópicas desenvolvidas pelas fundações empresariais são subsidiados, e as empresas são isentas de impostos.
2. Optar pela não-profissionalização equivale a condenar sua empresa ao desaparecimento. Profissionalizar empresas familiares não significa mudar o gerenciamento de familiar para não-familiar, mas melhorar os padrões éticos e de desempenho. Um gerente profissional pode perfeitamente ser um membro da família ou não. Entretanto, a realização desse processo esbarra em problemas sérios. Primeiro, porque a profissionalização pode custar caro, já que as empresas têm que aumentar a remuneração para atrair novos funcionários, investir em tecnologias ou introduzir sistemas