QVT - QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
PARANÁ
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Pós “Gestão Estratégicas de Pessoas”
Professor:Fernando Pianaro
Aluna: Eudimeri Reis
Curitiba,20 de julho de 2015
A qualidade de vida no trabalho na perspectiva pessoal e na empresa onde trabalho.
Qualidade de Vida no Trabalho representa o grau em que os funcionários da organização são capazes de satisfazer suas necessidades pessoais por meio do seu trabalho na empresa, sendo resultante de diversos fatores, tais como remuneração, condições de saúde e segurança, oportunidades de ascensão profissional e de crescimento pessoal, dentre outros. O Banco do Brasil vem desenvolvendo esses fatores por intermédio das políticas e programas de Gestão de Pessoas e Responsabilidade
Socioambiental, dentre as quais, podemos citar: remuneração baseada no mercado, programa de participação nos lucros e resultados, ponto eletrônico, programa de ascensão profissional, universidade corporativa, programa de reconhecimento, ouvidoria interna, participação nos planos de saúde e previdência privada, linhas de crédito especiais para funcionários e programas sociais relevantes voltados para a comunidade, que repercutem positivamente no orgulho de se trabalhar na Empresa. São benefícios que vão além do simples cumprimento da legislação trabalhista.
Visando o aprimoramento, inclui ainda a ponderação de questões inerentes à natureza da Empresa, os chamados Fatores Críticos de Sucesso.
Estão sendo considerados: a necessidade de adequação das ações à cultura organizacional do Banco do Brasil e assegurar uma composição de iniciativas que tenham como “norte” a qualidade de vida no trabalho.
Isso significa que os condutores do Programa estão cientes de que ações isoladas não são capazes de garantir, por si só, a melhoria significativa da qualidade de vida no trabalho. É preciso um esforço de toda a Organização na busca pelo atendimento pleno aos fatores identificados. Atenção especial é dada aos que se referem às