qualidade de vida no trabalho QVT
O aumento da complexidade nas relações de trabalho e a expansão das empresas, fez com que surgisse estudos e projetos para melhorar a qualidade de vida do trabalhador, e uma maior relação entre empregador e empregado. Estudiosos como Walton,Nadler e Lawler apresentaram conceitos relacionados a QVT.
Segundo Walton o termo QVT é usado para descrever valores humanos e ambientais que foram deixados de lado pelas sociedades industriais em favor dos avanços tecnológicos da produtividade, e do crescimento econômico. Já Nadler e Lawler consideram o QVT como uma forma de melhoria do ambiente de trabalho,no sentido de alcançar maior produtividade e satisfação . Ainda não se tem um consenso acerca da definição do temo , contudo a necessidade de melhorar a QVT dentro das empresas é fundamental para a produtividade,o bem estar social e a segurança dos funcionários .
Houve uma evolução do conceito QVT dentro das empresas desde 1959 até hoje.
Primeiro, o QVT como uma variável (1959-1972): reação do individuo ao trabalho. Para melhorar a qualidade de vida no trabalho do individuo.
Segundo, o QVT como uma abordagem (1969-1974): o foco era o individuo antes do resultado organizacional; tendia a trazer melhorias tanto ao empregado quanto a direção da empresa.
Terceira, QVT como um método (1972-1975): conjunto de abordagens,métodos e técnicas para melhorar o ambiente de trabalho e tornar o trabalho mais produtivo e torna-lo mais satisfatório . A QVT era vista como sinônimo de grupos autônomos de trabalho,enriquecimento de cargos o desenho de novas plantas com integração