Qvt( qualidade de vida no trabalho)
TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO-DORIS
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Porto Alegre, 28 de setembro de 2011.
Nomes: Sandra M P Hyppolito
Turma: 1 A 2 / 302
1. INTRODUÇÃO
A qualidade de vida sempre foi objeto de preocupação da raça humana, pois traz ao trabalhador satisfação e bem-estar na execução de suas tarefas.
Em 1940, surge a Teoria das Relações Humanas com a concepção do homem social, que considerava os trabalhadores como seres complexos que possuíam sentimentos, desejos e temores, aos quais alcançavam a satisfação através dos grupos que interagiam.
Assim, com uma investigação cientifica na esfera do trabalho, surgiu em 1950, a Qualidade de vida no trabalho que pretendia transformar a vida do empregado menos penosa através de experiências com modelos em ralações do indivíduo – trabalho - organização, com base na estruturação da tarefa.
Atualmente, as organizações estão em concorrências e cada vez mais recebendo exigências de seus consumidores. Com essa competitividade as empresas acabam tornando-se mais atentas aos processos de crescimento e produtividade.
Assim, em decorrência desses desafios acaba tornando-se indispensável a preocupação das empresas com as necessidades e problemas de seus colaboradores, pois uma organização só alcança seus objetivos se sua equipe estiver motivada e comprometida com o seu trabalho.
2. EVOLUÇÃO DOS CONCEITOS
Conceitos evolutivos de QVT | Características ou visão | QVT – como uma variável (1959 -1972) | Reação do indivíduo ao trabalho. Investigava-se como melhorar a qualidade de vida no trabalho para o indivíduo. | QVT – como uma abordagem (1969 – 1974) | O foco era o indivíduo antes do resultado organizacional; mas ao mesmo tempo, buscava-se trazer melhorias tanto ao empregado como à direção. | QVT – como um método (1972 – 1975) | Um conjunto de abordagens, métodos ou técnicas para melhorar o ambiente de trabalho e tornar o trabalho mais produtivo e