Qualidade de Vida no Trabalho QVT
O Objetivo deste trabalho é analisar a importância da qualidade de vida no trabalho, seus modelos e dificuldades de implantação nas empresas, um programa adequado de QVT, requer maior humanização e organização, proporcionando condições de desenvolvimento pessoal do individuo e sendo assim seu bem-estar.
O programa de qualidade de vida no trabalho tem se tornado elemento chave nas maiores e mais bem-sucedidas empresas do mundo.
Sendo assim o grande desafio dos gestores é olhar as pessoas como seres humanos e não como recursos organizacionais. O QVT é um caminho sólido e com muitos horizontes para uma vida integrada e inovadora nas organizações.
Qualidade de vida no trabalho, satisfação no trabalho, motivação dos seres humanos.
1- Introdução
Nos dias em que vivemos ouvimos falar muito sobre a qualidade, qualidade de serviços, de produtos, de atendimentos ao cliente e o mais importante a qualidade de vida. A QVT é também conhecida como qualidade total, que tem como objetivo maior criar organizações nas quais todos os funcionários estejam trabalhando para fazer dela a melhor de seu campo.
A QVT vem se destacando a pouco tempo como parte integrante de uma sociedade complexa e de um ambiente heterogêneo.
Segundo Chiavenato (2002), “a qualidade de vida no trabalho tem o objetivo de assimilar duas posições antagônicas: uma a reinvindicação dos empregados quando a satisfação no trabalho, a outra o interesse das organizações quanto a seus efeitos sobre a produção e a produtividade”. À empresa que possui colaboradores que após atender suas necessidades básicas, estejam satisfeitos com a empresa e seus colegas de trabalho, esta sim é uma organização com qualidade no mercado competitivo. Fernandes (1996) relata que as QVT pode-se entender como um programa que visa facilitar e satisfazer as necessidades do trabalhador ao desenvolver suas atividades dentro de uma organização. Neste caso a conquista da QVT, em grande parte, depende do1