Formação de professores no Ensino Fundamental
QUESTÃO 1 – Na introdução a autora informa/questiona a respeito da formação de professores. Questiona a autora que a formação de professores “constitui um campo autônomo de estudos?” Mais adiante, informa a autora que “torna-se cada vez mais premente uma discussão sobre como vem se configurando esse campo de estudos.” Com base no exposto, explique como vem sendo constituído e como se caracteriza esse campo de estudos.
De acordo com a autora a formação docente tem se tornado, cada dia mais, alvo de pesquisas, estudos e discussões. Segundo ela “pela falta de espaço específico, a produção científica, sobre formação docente ficou aninhada por certo período de tempo, no campo da Didática”, no entanto essa produção vem crescendo e se apresentando como uma potente matriz disciplinar. Alguns exemplos de como o tema tem se constituído e se caracterizado como campo de estudos é o crescimento do número de estudos e pesquisas sobre o tema, bem como eventos, revistas e periódicos que trazem a formação de professores como discussão central.
QUESTÃO 2 – Pelas informações do texto, o tema “formação de professores”, inicialmente, era inserido no campo da didática. Em que campo se insere, atualmente, esse tema? Explique:
Recentemente, de acordo com Marcelo (1999, p. 24) o tema Formação de professores vem se “apresentando progressivamente como uma potente matriz disciplinar”, visto o crescente número de estudos e pesquisas sobre o tema.
QUESTÃO 3 - Qual é o objeto da formação docente? Explique:
Segundo a autora há diferentes formas de olhar para o tema “formação docente”, sendo que alguns pesquisadores consideram como objeto da formação docente os processos de aprendizagem da docência, outros como Imbernón (2002) considera o contínuo desenvolvimento profissional, enquanto Garcia (1999) considera “os processos de formação inicial ou continuada”, no entanto a definição que tem sido mais abrangente é a defendida por autores como