Química
ESCOLA DE AGRONOMIA
ENGENHARIA FLORESTAL
GOIÂNIA, JUNHO DE 2013 Universidade Federal de Goiás
Sólidos Cristalinos
Trabalho proposto para a disciplina de química geral apresentado ao curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Goiás Professor:Felipe Ranger
Goiânia 2013
INTRODUÇÃO
Com exceção do mercúrio, os metais se caracterizam por estarem no estado sólido em temperatura ambiente, logo, sais e a maioria dos minerais são cristais. Os seres humanos já conheciam cristais como o sal e o quartzo há vários séculos, mas apenas no século XX, que eles foram interpretados como arranjos regulares de átomos. Em 1912 foram utilizados raios X para corroborar que todo cristal é um arranjo ordenado e tridimensional. As medidas mostraram que os átomos de um cristal estavam muito próximos, com a distância entre eles aproximadamente ao comprimento dos raios X .
Os materiais sólidos podem ser classificados de acordo com a regularidade na qual os átomos ou íons se dispõem em relação a seus vizinhos. Todos os metais, muitas cerâmicas e alguns polímeros formam estruturas cristalinas sob condições normais de solidificação. As propriedades dos materiais sólidos cristalinos dependem da estrutura cristalina, ou seja, da maneira na qual as átomos, moléculas ou íons estão espacialmente dispostos. Há um numero grande de diferentes estruturas cristalinas, desde estruturas simples exibidas pelos metais até estruturas mais complexas exibidas pelos cerâmicos e polímeros.
REGULARIDADE DOS CRISTAIS
Substâncias de aparências tão diversas, como o diamante, o sal de cozinha e o gelo, têm em comum a natureza cristalina.