relatorio de fisica
INTRODUÇÃO: O atrito aparece quando dois corpos estão em contato e há tendência de movimento. Ele é gerado pela aspericidade das superfícies em contato, sendo, portanto variável de acordo com a natureza dos corpos envolvidos em um fenômeno. A força de atrito estático é uma força que aparece quando dois corpos estão em contato e eles não apresentam movimento relativo. Ela pode ter valores menores ou iguais ao produto do coeficiente de atrito entre as duas superfícies multiplicadas pela força normal. O coeficiente de atrito é uma constante para podermos calcular o valor da força de atrito exercido sobre o objeto. Cada conjunto de materiais tem seu coeficiente de atrito, que logicamente seria a sua rugosidade mais a sua dureza, ou seja, quanto mais duro, rugoso o material, e mais pesado o objeto, maior será a sua força de atrito.
OBJETIVO: Determinação do coeficiente de atrito entre duas superfícies.
MATERIAIS:
-Massa aferida de 50g e 100g
-Dinamômetros de 1N e 5N
-Régua de 30 cm
-fita adesiva.
-superfície plana de madeira
-bloco de madeira com gancho.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL: parte A
-utilizando a fita adesiva, prenda a massa de 50g no bloco de madeira com gancho.
-pendure o bloco de madeira + massa no dinamômetro de 5N e determine o peso do conjunto e anote na tabela 1. Para medir o peso tome cuidado para não utilizar o dinamômetro de 1N, pois isso pode danifica-lo.
- Coloque o conjunto (bloco de madeira + massa) sobre a superfície de madeira e encaixe o dinamômetro de 1N no gancho
- Puxe lentamente o dinamômetro e determine a máxima força para que o conjunto permaneça em repouso e anote o valor obtido na tabela 1 (2ªcoluna)
-Repita o procedimento dez vezes e obtenha a força máxima média.
parte B
-utilizando a fita adesiva, prenda mais uma massa de 50g no bloco de madeira com gancho de modo que a massa total adicionada ao bloco seja de 100g.
-pendure o bloco de madeira +