capitalismo vs socialismo
Após a segunda guerra mundial, o mundo foi “dividido”, entre dois sistemas político-econômicos, o socialismo e o capitalismo.
Entrando em outra guerra, que chamamos de guerra socioeconômica, a famosa Guerra Fria, que por fim, se concretizou em ser uma guerra de poder econômico entre os Estados Unidos e a União soviética. Cada país demonstrava ter mais poder do que o outro, fazendo passeatas militares nas ruas, utilizando propagandas, avanços tecnológicos, e utilizando outros países, como por exemplo, o Brasil, que mesmo em ditadura, teve influência capitalista na época.
O capitalismo, hoje mundialmente conhecido e utilizado na maioria dos países, com pequenas exceções (por exemplo: Coréia do Norte); tem lá suas vantagens e suas desvantagens. No capitalismo podemos ter mais de um carro, um emprego bom ou ruim, cada esforço em sua vida social acaba por definir sua vida financeira, mas como nada é perfeito nesse mundo, o capitalismo por sua vez também tem erros, falhas, como por exemplo: a grande desigualdade social; não está garantido para todos emprego ou saúde por exemplo, e também uma pessoa pode ser rica ou miserável.
Mas se pensa que o socialismo é as mil maravilhas, repito nada é perfeito nesse mundo, como o capitalismo o socialismo tem suas vantagens e suas desvantagens. No socialismo temos a igualdade social, você e seu vizinho vão ter o mesmo tipo de carro, ou seja, sua vida financeira e igual a dele, e temos empregos e saúde á todos; mas é na igualdade social que o socialismo cai, onde um médico pode ganhar igual á um faxineiro, que no capitalismo o faxineiro não ganha importância (comparado ao médico) e muitas vezes e excluído socialmente; mas o que realmente causa a imagem ruim do socialismo é a interferência do estado na população. Essa imagem ditatorial marcou e deixou esse sistema político-econômico com uma imagem ruim para a população mundial.
Mas, enfim, qual é o melhor?
Mesmo com desvantagens ás vezes