Socialismo por professor Sílvio de Almeida
Socialismo utópico
(Fourier, Saint Simon, Robert Owen) Socialização da produção em que houvessem condições iguais na hora de estabelecer como a sociedade seria estabelecida. Sem mais “estudos” que conseguissem o inserir na prática.
“O anarquismo é considerado uma vertente do socialismo utópico, uma vez que tentava pensar em uma sociedade sem estado, de auto-gestão e auto-governo.” (Pensado principalmente por Proudhon, Bakunin e Malatesta)
Socialismo utópico é um termo pejorativo lançado por Friedrich Engels, criticando a inafetividade.
Socialismo científico
(Karl Marx e Friedrich Engels – O Manifesto Comunista [1848], A Ideologia Alemã [1932], O 18 Brumário de Luís Bonaparte[1852], A Questão Judaica [1844], O Capital [1867])
Materialismo Histórico e Dialético Marx propõe que olhemos a realidade a partir das relações sociais concretas, e isso determinaria as condições objetivas.
“Um negro é um negro, ele só se torna um escravo em determinadas condições sociais”
Nós somos o resultado da interação entre nossos fazeres individuais. As relações sociais se modificam ao longo do tempo. Uma pessoa da idade média não é uma pessoa contemporânea, pois as condições materiais objetivas do mundo moldam sua consciência e seu jeito de viver. E essas modificações se dão pelos conflitos sociais, que mudam e dão origem a novas formas de pensar e mudar o mundo.
Relação de Base ou Estrutural A relação econômica, a economia. A economia é uma forma de produzir o necessário à sobrevivência. Não é possível que uma sociedade permaneça viva sem a interação entre as pessoas que vivem em sociedade. O Contrato Social não existe, uma vez que as interações em sociedade teriam fim de sobrevivência. As operações das relações econômicas necessitam ser reproduzidas, repetidas. A Ordem Social terá que ser mantida necessariamente por um poder político.
Capitalismo = Capital vs. Trabalho → Luta de Classes. Os indivíduos assumem posições distintas. É uma constatação