fluidodinâmica
O objetivo da fluidodinâmica é estudar a interação entre um fluido e um corpo nele imerso, se entre os dois houver um movimento relativo. Ou seja, A maneira com a qual os fluidos se comportam ao se deslocarem pelos corpos e a dos corpos que se deslocam através de fluídos. Com a condição de que o movimento entre o corpo e o fluido é relativo, não importa se o corpo ou o fluido, ou os dois estão em movimento. A observação do fenômeno será efetuada adotando-se um sistema de referência fixo à superfície sólida. Dessa forma, do ponto de vista do observador, o corpo sempre estará em repouso e o fluido em movimento. No estudo do efeito do ar em um automóvel em movimento, por exemplo, o observador estará fixo no automóvel. Do ponto de vista dele tudo se passa como se o automóvel estivesse parado e o ar em movimento com uma velocidade igual e no sentido contrário.
O fluido pode ser dividido em duas regiões: uma em que o movimento do fluido é perturbado pela presença do objeto sólido,e outra em que o fluido escoa como se o objeto não estivesse presente. Uma seção perpendicular às linhas de corrente na região do fluido não perturbada pela presença do objeto, será chamada de "seção ao longe".
Ao passar pelo corpo, o fluido provocará nele uma força resultante. Em escoamento bidimensional, essa força poderá ser decomposta em duas componentes:
Resistência ao avanço ou força de arrasto (Fa). Paralela às linhas de corrente ao longe.
Força de sustentação (Fs). perpendicular às linhas de corrente ao longe.
2. Conceitos
Em cada ponto, a ação de um fluido em uma superfície sólida pode se decompor em uma ação normal (pressão) e em uma ação tangencial (tensão de cisalhamento).
Imaginando-se um fluido em repouso, sabe-se que a força resultante será a diferença de pressão provocada pela diferença de cotas.
Em outro caso, estudando fluido ideal, deseja-se verificar que a distribuição de pressões não é uniforme sobre o corpo, o que ocasiona no