fluidodinamica
FLUIDODINÂMICA
É o estudo dos fenômenos relacionados aos fluidos em movimento.
Os conhecimentos nessa área da física possibilitam diversas aplicações em nosso cotidiano como por exemplo, as redes de distribuição de água, motores térmicos, instalações frigoríficas e o avião.
Para o estudo dos fluidos em movimento, estes serão considerados ideais, pois o movimento de um fluido real apresenta aspectos bastante complexos que não poderão ser abordados no ensino médio.
“Os fluidos reais, quando se deslocam em alta velocidade ou contornam obstáculos, provocam turbulências e redemoinhos. Esse tipo de escoamento é chamado de turbulento e seu detalhamento não será considerado em nosso estudo”.
FLUIDO IDEAL
FLUIDO NÃO VISCOSO: A viscosidade é um tipo de atrito interno ao fluido que dificulta o deslizamento de uma parte dele sobre a outra, provocando perda de energia mecânica, que é transformada em energia térmica.
MOVIMENTO IRROTACIONAL: Isso significa que nenhuma porção do fluido executará movimentos de rotação.
FLUIDO INCOMPRESSIVEL: Sua densidade não varia ao longo do percurso nem em relação ao tempo de modo geral. No caso dos gases, há uma série de situações em que a variação de densidade dos gases é pequena, podendo ser desprezada.
MOVIMENTO ESTACIONÁRIO (OU PERMANENTE): A velocidade vetorial do fluido em um ponto qualquer não irá variar com o tempo.
LINHAS DE CORRENTE
Todas as partículas que passam por um mesmo ponto têm a mesma velocidade. Porém, ao passarem por pontos diferentes podem apresentar velocidades diferentes.
As trajetórias descritas pelas partículas são denominadas linhas de corrente. Desse modo, a partícula que passar por um ponto qualquer de uma linha de corrente, seguirá esta linha.
VAZÃO
Considere um fluido escoando em regime estacionário ao longo de um tubo. O volume ∆V de fluido que atravessa uma