Química
QUÍMICA GERAL E EXPERIMENTAL
RELATÓRIO MEDIDAS DE VOLUME E PESAGEM
ALUNA:
DOCENTE:
MANAUS - AM
OBJETIVO O propósito da experiência foi aprender a manipular corretamente as vidrarias disponíveis para a determinação de volume, analisar a exatidão dos instrumentos volumétricos, além de obter medidas de massas e volumes aproximadas e precisas.
INTRODUÇÃO
MEDIDAS DE VOLUMES
Nos trabalhos de laboratório, as medidas de volume aproximadas são efetuadas rotineiramente em provetas graduadas e de um modo mais grosseiro, em béqueres em escala. As medidas volumétricas de precisão são realizadas utilizando aparelhos volumétricos precisos (balão volumétrico, pipetas volumétricas e graduadas, buretas). A prática de análise volumétrica.
MEDIDAS DE MASSAS
Medir a massa de uma amostra é uma operação de pesagem. O instrumento usado é balança de precisão, que geralmente é graduada em gramas (g).
Para medir uma amostra são necessários alguns cuidados como: garantir que a balança esteja colocada sobre uma base firme, livre de vibrações mecânicas e nivelada; não colocar a amostra diretamente sobre a balança, mas sim, dentro de um recipiente limpo e seco (vidro de relógio, papel de filtro, entre outros); transferir o material a ser pesado na balança com o auxilio de uma pinça ou espátula; após a medida não deve deixar nada sobre o prato da balança, qualquer substância acidentalmente entornada deverá ser imediatamente removida.
MATERIAIS E MÉTODOS
MATERIAS UTILIZADOS: Béquer Bureta Pêra
Pipeta Pisseta Proveta
REAGENTES UTILIZADOS:
Água Destilada.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
I - Mediu-se 15 ml de água em um béquer e o