ética
A percepção dos elementos na conduta do ser humano visa recuperar os valores afirmativos da vida. O texto ‘éticas elementais’ nos remete ao desenvolvimento integral de todas as potencialidades humanas e é alcançada por meio do cultivo de suas virtudes. É agindo de forma correta e digna com a coletividade e consigo mesmo, que o homem irá observar o principio da conservação da vida, ou seja, perceber os elementos vem a ser uma questão de atitude.
Atitude que tem como tarefa preparar o sujeito para a sua vivência nos mais diversos grupos sociais e na sociedade em geral; Uma vez que na natureza tudo evolui, mas o homem e o seu modo de vida têm a sua frente um longo caminho a percorrer.
É através do comportamento do ser humano que podemos tirar-lhe a ética, um misto de elementos entre o conhecimento e o comportamento, tendo na consciência a libertação do homem.
Este trabalho tem em seu esboço “Éticas elementais”, que discorre sobre as condições, situações, espaços, onde a vida é garantida. Poderíamos dizer que a ética é uma maneira de ser que garanta a vida na sua plenitude, isto é, ética é a preocupação que o ser humano tem de sobreviver.
Estudar as éticas elementares é ver as circunstâncias de seus atos e prever as consequências deles, além de demonstrar os valores das condutas humanas, seus motivos e finalidades, é a capacidade de escolher, ser livre e principalmente responsáveis por sua conduta entre os demais.
Falando de ética devemos, portanto, promover o conhecimento e a observância do padrão ético com seus princípios, valores, ideias, regras e conceitos, e, criar condições sociais e institucionais adequadas para a efetiva implantação desse padrão, fundamental para o desenvolvimento do ser humano.
1 O QUE É ÉTICA
A palavra ética vem do grego ethos, que diz respeito ao costume, aos hábitos dos homens, e tem seu correlato no latim mos ou mores, sendo essa a origem da palavra moral, com o mesmo significado: Conduta, ou