atps
FACULDADE DE FILOSOFIA E CIENCIAS SOCIAIS – FAFIC
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA - DGE
CURSO DE GEOGRAFIA
REGIÃO
MOSSORÓ/RN
2013
REGIÃO
Trabalho apresentado à disciplina Epistemologia da Geografia, como requisito à obtenção da nota referente à 3a Avaliação.
MOSSORÓ/RN
2013
INTRODUÇÃO
REGIÃO NA GEOGRAFIA
Corrêa (2001, p. 183) nos lembra que a origem etimológica do termo região estaria no termo regio, do latim, o qual se referia “à unidade político-territorial em que se dividia o Império Romano”. Ainda segundo este autor, o fato de seu radical ser proveniente do verbo regere, governar, atribuiria à região “em sua concepção original, uma conotação eminentemente política”.
Já Gomes (1995, p. 50 e 51), por sua vez, segue a mesma linha ao assinalar a raiz etimológica da palavra: “regione nos tempos do Império Romano era a denominação utilizada para designar áreas que, ainda que dispusessem de uma administração local, estavam subordinadas às regras gerais e hegemônicas das magistraturas sediadas em Roma”.
Alguns filósofos interpretam a emergência deste conceito como uma necessidade de um momento histórico em que, pela primeira vez, surge de forma ampla, a relação entre a centralização do poder em um local e a extensão dele sobre uma área de grande diversidade social, cultural e espacial. Desta forma, os mapas que representam o Império Romano são preenchidos pela nomenclatura destas regiões que representam a extensão espacial do poder central hegemônica, onde os governadores locais dispunham de alguma autonomia, em função mesmo da diversidade de situações sociais e culturais, mas deviam obediência e impostos à cidade de Roma (GOMES, 1995, p. 51).
Atualmente a expressão região é empregada no senso comum, no cotidiano