Química experimental
a) Defina o que é vidraria aferida. A vidraria aferida é aquela graduada com medidas padronizadas. Quando a vidraria não se encontra calibrada são feitos testes através da água, que após ser utilizada é facilmente descartada. A utilização do mercúrio para tais testes também é aceita, lembrando que após o uso, o mesmo não poderá ser descartado da mesma maneira que a água.
b) Cite 5 exemplos de vidraria aferida. Becker, Proveta, Kitassato, Erlenmeyer, Bureta.
c) Para cada uma dê exemplo de utilização. Becker: reações entre soluções. Proveta: transferência de líquidos. Kitassato: filtrações á vácuo. Erlenmeyer: dissolução de substâncias. Bureta: análises volumétricas.
d) Qual o cuidado que tem que ter com esse tipo de vidraria? É necessário lavá-las logo após o uso para que a solução (ou mistura) não se impregne na vidraria. Materiais, quando novos, devem ser colocados em soluções levemente ácidas para evitar a sobra de algum tipo de resíduo. Todas as partes do vidro devem ser esfregadas com esponja (ou em caso de alguns, escovas especiais). A secagem desses materiais é realizada com estufas quentes ou frias, dependendo do tipo de material. A limpeza de alguns tipos de instrumento exige um manuseio diferenciado dos demais, como a lavagem com álcool antes do uso ou um tipo específico de ácido para remover os resquícios de substâncias. Os vidros aquecidos nunca devem ser colocados em superfícies de alta condutividade térmica, como o mármore.
Todo material antes do uso deve ser enxaguado com água deionizada, para remover as bactérias possivelmente encontradas na água da torneira.
2) O que é um forno mufla? Para que serve? Dê um exemplo de aplicação. Forno mufla é um forno elétrico que atinge temperaturas na ordem de 1000°C. Geralmente, um forno mufla é mais utilizado em análises químicas de substâncias complexas ou na quantificação de metais, já que a maioria dos óxidos metálicos permanece estável a esta temperatura.