Atps treinamento e desenvolvimento
Objetivos: desenvolver uma metodologia de avaliação de necessidades de treinamento que incluísse atitudes; estudar a relação entre auto e hetero-avaliação, buscando avaliar conhecimentos, habilidades e atitudes; e avaliar a relação entre a auto-avaliação e algumas variáveis preditoras (tempo de trabalho na organização e na função, emprego anterior, gênero, estado civil, escolaridade e idade). Foram desenvolvidos questionários, de acordo com o método de análise de papel ocupacional. Esses questionários foram aplicados em 898 bancários e seus supervisores imediatos. Os resultados sugeriram que a metodologia parece ser adequada para analisar necessidades de treinamento. Mostraram também que existe relação significativa entre auto e hetero-avaliação de necessidades de treinamento, embora supervisores tendam a apontar maiores necessidades de treinamento, em seus subordinados, do que as auto-avaliações destes mesmos.
Avaliação de necessidades de treinamento: o uso da metodologia de análise do papel ocupacional em empresa de pequeno porte.
Objetivo: analisar se a metodologia de análise do papel ocupacional para avaliação de necessidades de treinamento é adequada para o uso em empresa de pequeno porte. A pesquisa foi realizada em uma empresa do setor varejista do Distrito Federal, integrante de uma rede nacional de franquia. Participaram da pesquisa os 13 funcionários que formam o quadro de pessoal da empresa. O estudo teve caráter exploratório e adotou as abordagens qualitativa e quantitativa de pesquisa. Foram utilizadas análise documental e a técnica de grupo focal na pesquisa qualitativa. Na pesquisa quantitativa, foi aplicado um questionário para avaliação das necessidades de treinamento, construído com base na metodologia de análise do papel ocupacional. Os dados foram analisados por meio do Statistical Package for Social Sciences (SPSS). Os resultados da pesquisa permitiram a