Química experimental
Este experimento baseia-se em propriedades físicas dos líquidos, usando o conceito de densidade e viscosidade, podemos entender melhor como a constituição molecular dos líquidos altera suas propriedades. Para isso é necessário uma série de comparações e medições de cada líquido estudado.
Introdução teórica
Densidade: A densidade determina a quantidade de matéria que está presente em uma unidade de volume. Para determinar a densidade de um material, deve-se dividir a massa pelo volume, é indicada pela unidade de grama por centímetro cúbico (g/cm3).
Determinar a densidade de um líquido não é fácil, pois nela incidem diversos fatores, como a temperatura e a pressão. Usamos a comparação para determinar se um líquido é mais denso que o outro. Por exemplo, colocando-se água e óleo em um recipiente, nota-se que o óleo fica na parte superior, isso indica que o óleo é menos denso que a água, isso significa que em um dado volume de água há mais matéria que em uma mesma quantidade de óleo.
O conceito de densidade pode ser facilmente entendido na prática comparando líquidos diferentes, mas de mesmo volume. Portanto, líquidos com o mesmo volume - porém feitos de diferentes materiais - terão massas distintas, ou seja, materiais diferentes têm densidades diferentes.
Densidade de alguns líquidos:
Ácido acético 1.049g/cm3
Benzina 0.68 - 0.72g/cm3
Hexano 0.660g/cm3
Mercúrio 13.55g/cm3
Ácido nítrico 1.51g/cm3
Água 0.99823g/cm3
Viscosidade: A viscosidade é a propriedade dos fluidos que se caracteriza pela resistência do líquido em mudar sua forma, essa resistência ocorre devido às forças de interação entre as moléculas do fluido, o atrito interno provocado pelas moléculas impede a velocidade de fluidez. A viscosidade dos líquidos pode ser expressa em unidades de centipoise [cP]. A viscosidade da água a 20o C é 1,00 cP.
A viscosidade de um líquido, do modo geral, é conseqüência de sua constituição molecular, a massa molecular, a morfologia das moléculas